Na ocasião, estiveram presentes, ainda, o presidente da CML, Carlos Moedas (na ponta direita), e o ministro-conselheiro Alberto Luiz Fonseca (na ponta esquerda). Foto: Netally Pessoa

Prefeitura de Fortaleza assina acordo de cooperação com Lisboa nesta sexta-feira (16/02)

Outros acordos serão firmados com cidades de língua portuguesa no sentido de fomentar ações de turismo, mobilidade urbana, saúde e meio ambiente, com foco no desenvolvimento urbano sustentável
Institucional
16/02/2024 • 14h45 | Atualizado há 02meses 10dias

A Prefeitura de Fortaleza assinou, nesta sexta-feira (16/02), acordo de cooperação técnica com Lisboa para o planejamento de ações em conjunto no âmbito da inovação e desenvolvimento sustentável urbano. O documento foi assinado pelo vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento (Iplanfor), Élcio Batista, e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Felipe Anacoreta.

De acordo com Batista, as relações institucionais entre os municípios vêm se estreitando há cerca de três anos. “Esse acordo é focado em estratégias de inovação e para desenvolvimento urbano sustentável das cidades no século XXI”, afirma o vice-prefeito. 

Na ocasião, estiveram presentes, ainda, o presidente da CML, Carlos Moedas, e o ministro-conselheiro Alberto Luiz Fonseca, da Embaixada do Brasil, além da assessora de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Fortaleza, Joana Nogueira. 

Também nesta sexta-feira, os gestores municipais participaram de reunião com Juliano Féres Nascimento e Guilherme Belli, que estão à frente da Missão do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). No encontro, Fortaleza apresentou a Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), da qual Élcio Batista é presidente, e os representantes da Embaixada do Brasil em Portugal demonstraram interesse em também formalizar a criação uma rede lusófona com instâncias de planejamento.

Ainda na capital portuguesa, a equipe cearense conhecerá o maior projeto de drenagem urbana de Lisboa para evitar alagamentos na cidade. Em Fortaleza, iniciativas semelhantes estão em andamento ou em fase de estudos para aumentar a resiliência climática, a exemplo do Proinfra e do Plano de Adaptação e Resiliência Climática.

Agenda

A partir de segunda-feira (19/02), em Maputo, capital de Moçambique, Élcio Batista se reunirá com várias entidades para apresentar iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza, como os postos de saúde itinerantes e os Tuk-Tuks dos Remédios, que fazem parte do programa Vem Saúde. 

A Prefeitura de Fortaleza também assinará acordos com Luanda, capital de Angola, e, por fim, em Portugal, na cidade de Sines, que está ligada a Fortaleza por uma rede de cabos de fibra óptica, conectando a América do Sul à Europa.

Os compromissos têm como foco fomentar iniciativas de turismo, mobilidade urbana, saúde e meio ambiente, e são fruto de diálogos iniciados em novembro de 2023, quando Fortaleza foi sede da XXXIX Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

GA
LE
RIA

Leia

também

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal. Ao utilizar o Portal da Prefeitura você concorda com a política de privacidade e termos de uso. Termos de Uso Política de Privacidade Prosseguir