Prefeitura de Fortaleza discute políticas voltadas à primeira infância no Encontro Urban95 2024, em Recife

A capital cearense sediará o evento anual em 2025
Institucional Evento
24/04/2024 • 11h19 | Atualizado há 15dias 4horas

A Prefeitura de Fortaleza participou, de 21 a 23 de abril, do Encontro Urban95 de 2024, realizado em Recife (PE). O vice-prefeito Élcio Batista; a superintendente do Instituto de Planejamento (Iplanfor), Larissa Menescal; e a coordenadora especial da Primeira Infância, Angélica Leal, representaram a gestão municipal cearense no evento, cujo objetivo foi discutir políticas públicas voltadas à primeira infância nos municípios do País. Estiveram presentes prefeitos(as), vice-prefeitos(as), secretários(as) e equipes técnicas de 28 cidades que implementam iniciativas da Urban95.

O encontro busca promover o intercâmbio de experiências sobre as iniciativas voltadas para a primeira infância nas cidades que participam da rede. Além disso, é feita uma avaliação dos avanços e dos principais desafios, bem como a definição de novas diretrizes.

Na ocasião, Élcio Batista destacou o protagonismo de Fortaleza na promoção de políticas públicas intersetoriais, priorizando a temática da primeira infância como um farol para outras ações. “A agenda da primeira infância vai definir se, de fato, o Brasil, daqui a 30 ou 40 anos, será um país justo, rico, próspero e capaz de oferecer as melhores oportunidades para todas as pessoas que vivem aqui. Ou se nós vamos ser um país desigual, injusto e sem criar oportunidades, principalmente para as novas gerações”, disse.

O prefeito de Recife, João Campos, defendeu a importância do investimento em espaços públicos como forma de melhorar a vida da população. “Invista de forma agressiva em espaço público de qualidade para que as pessoas possam conviver. Depois que você convive, você cria afeto, cria relação. Então, faça isso entendendo que é uma política de redução de desigualdade na sua cidade”, afirmou.

Pátios naturalizados

Sob condução da Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), o papel do Iplanfor tem sido essencial na promoção de políticas públicas eficazes e transversais a diferentes áreas. “O Instituto tem essa visão integradora e traz essa perspectiva da primeira infância para o centro dos projetos”, destacou Larissa Menescal.

O Iplanfor participa ativamente das ações da primeira infância em Fortaleza, oferecendo capacitação e construindo manuais para intervenções em pátios naturalizados de escolas municipais e espaços públicos. A iniciativa visa a fortalecer o desenvolvimento das crianças, ao garantir os direitos de aprendizagens e desenvolvimento dos pequenos a partir do brincar integrado à natureza.

Larissa Menescal, Manuela Nogueira e Angélica Leal realizaram recentemente um curso da Urban95 Academy, desenvolvido em parceria com a Fundação Van Leer e a London School of Economics. A capacitação de lideranças femininas durou cerca de dois meses e focou na primeira infância e no desenvolvimento de novas iniciativas para o tema.

Como reconhecimento aos avanços de Fortaleza na pauta, a capital cearense foi escolhida como sede do próximo encontro da Urban95, previsto para o segundo semestre de 2025.

Fotos: Marlon Diego
Texto: Guilherme de Castro*