Quem

é quem

SUPER

Superintendência

A Superintendência do Iplanfor é responsável por orientar, coordenar e supervisionar as atividades e as entregas do Instituto, conforme as normativas da administração pública municipal. Nas suas atribuições, o superintendente exerce a ação política e institucional de planejamento, monitoramento, integração e avaliação de políticas públicas; promove a geração de conhecimento e inovação, além de assessorar o prefeito e colaborar com outros gestores municipais nos assuntos de competência do Iplanfor.

Larissa Menescal
Superintendente
Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Gestão Urbana (TU-Berlin) e especialização em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes pela Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência nacional e internacional em planejamento urbano e regional; mobilidade sustentável; dados territoriais; agendas de desenvolvimento sustentável; instrumentos urbanísticos; gênero, raça e justiça social. Também é professora de Urbanismo.

SUPAD

Superintendência Adjunta

A Superintendência Adjunta é responsável por auxiliar o superintendente a dirigir, organizar, orientar, controlar e coordenar as atividades do Iplanfor; promovendo a articulação interinstitucional e com a sociedade civil; também coordena o diálogo intersetorial dentro do Instituto.
 

Elis Teixeira
elis.teixeira@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
Professora de Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), a cientista é orientadora de mestrado e doutorado na UFC. Doutora em Linguística pela UFC, mestre em Linguagem pela PUC-Rio e em Ciências Cognitivas pela École Normale Supérieure de Paris (França), é atualmente diretora do Desigual Lab. Antes de assumir a Superintendência Adjunta do Iplanfor, esteve como diretora do Observatório de Fortaleza, onde implementou uma estratégia de dados para toda a cidade, com análises, interpretações e sugestões de políticas públicas informadas por evidências.

ASTEC

Assessoria Técnica

A Assessoria Técnica é responsável por elaborar material técnico, comunicações oficiais e assessorar a Superintendência em audiências, reuniões e eventos; realizar a abertura e o monitoramento de processos; apoiar no planejamento de ações do Instituto; além de ser responsável pela Ouvidoria.
 

Jéssica Nóbrega
jessica.nobrega@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
Graduada em Letras e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Atua no Iplanfor desde 2014, com passagem por diferentes setores. Atualmente, exerce o cargo de assessora técnica da Superintendência.

ASPLAN

Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

A Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional é responsável por coordenar o desenvolvimento institucional referente ao planejamento estratégico e aos processos organizacionais do Iplanfor; monitorar a execução de programas e projetos; acompanhar a execução orçamentária e participar da elaboração dos instrumentos de planejamento e orçamento (PPA, LDO, LOA e Mensagem à Câmara), além de atribuições de controle interno.

Edgard Lombardi
edgard.lombardi@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
Administrador pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), por meio de bolsa integral do Programa Universidade para Todos (Prouni). No Iplanfor desde 2021, atualmente está como coordenador de Planejamento, Desenvolvimento Institucional e Controladoria Interna. Antes, coordenou a Assessoria de Projetos Inovadores (Asproj). Também é professor em cursos técnicos de Administração. Possui 7 anos de experiência em Gestão Pública para Resultados, Gestão de Projetos, Inovação, Planejamento Interno e Orçamento.

ASPROJ

Assessoria de Projetos Inovadores

A Assessoria de Projetos Inovadores é responsável por estudar, prospectar e fomentar iniciativas ou projetos inovadores com temas transversais, de impacto e relevância social, econômica e ambiental, os quais promovam a participação social no planejamento local, além de articular, apoiar ou gerenciar a elaboração dos respectivos projetos estratégicos do Instituto.

Dalila Menezes
dalila.menezes@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
Engenheira ambiental e sanitária e analista de Planejamento e Gestão no Iplanfor. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela mesma instituição. É especialista em Construções Sustentáveis (Inbec) e em Clima e Energia pelas universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

COM

Comunicação

A Comunicação é responsável por produzir, editar e divulgar conteúdos relacionados ao Iplanfor, considerando o público-alvo (interno ou externo) e o objetivo que se pretende alcançar. O setor administra os canais de comunicação existentes, sejam em meio físico ou digital. É atribuição da área, ainda, a gestão do design na instituição. Além disso, orienta, avalia e aprova a aplicação de marca da autarquia em peças de comunicação produzidas internamente ou por instituições parceiras. Também coordena o atendimento às demandas de imprensa e gerencia conflitos que possam influenciar a posição do Instituto perante a opinião pública.

  • Caio Faheina
    caio.faheina@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Graduado em Jornalismo, com semestre sanduíche na Escola Superior de Comunicação Social (Portugal), e especialista em Comunicação Estratégica nas Organizações pelo Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). É mestrando em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estudos em saúde e gênero. Tem passagem pelos veículos O POVO, Estadão e Folha de S.Paulo. Na gestão pública, atuou na Casa Civil do Governo do Ceará e na Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), onde coordenou a produção de conteúdo em meio à pandemia de covid-19. Está na Assessoria de Comunicação do Iplanfor desde 2023.
  • Eduardo Freire
    eduardo.freire@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é especialista em Comunicação e Novas Tecnologias pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Iniciou sua trajetória como designer gráfico na Imprensa Universitária da UFC (1990). Foi editor de arte no Diário do Nordeste e professor por 20 anos nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifor, com passagem pela docência no Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7) e na Faculdade Estácio. Está na Assessoria de Comunicação do Iplanfor desde 2023.
  • Evilene Avelino
    evilene.silva@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UniFanor Wyden. Atua como Designer no Iplanfor. Tem passagem pela área de Marketing do Grupo Pole Alimentos e foi consultora e designer na plataforma educacional de soluções inovadoras EduqHub. Está sempre em busca de trazer inovação e criatividade em cada projeto.
  • Fernanda Silva
    fernanda.silva@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Estudante do 8° semestre de Jornalismo pelo Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). Atua como estagiária na Defensoria Pública do Estado do Ceará e no Iplanfor. Gosto muito de acompanhar filmes e séries; sou uma pessoa bem eclética, gosto de tudo um pouco.
  • Guilherme de Castro
    guilherme.almeida@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Estudante do 7° semestre de Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como estagiário na área de Comunicação do Iplanfor. Apaixonado por boas companhias, topa qualquer tipo de rolê e adora ir com os amigos a bares do Benfica, eventos culturais, cinema, praia, shows, etc.
  • Jaízza Figueiredo
    jaizza.figueiredo@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Durante passagem pelo Study Abroad Program da University of New South Wales (Sydney, Australia), compartilhou experiências acadêmicas com Glenn Murcutt, arquiteto australiano vencedor do Pritzker Architecture Prize (2002). Há mais de dez anos, debruça-se sobre aspectos teórico-práticos intimamente voltados ao Design, incluindo tipografia experimental, técnicas de storytelling, design editorial, design de animação, branding e programação visual.

PROJUR

Procuradoria Jurídica

Compete à Procuradoria Jurídica assessorar o superintendente e os demais funcionários do Instituto nos assuntos jurídicos; assistir o superintendente no controle interno da legalidade administrativa dos atos; examinar as minutas e os editais de licitação, de contratos, acordos ou convênios; defender, judicial e extrajudicialmente, os interesses e os direitos da autarquia; redigir e examinar projetos de lei, emendas, regulamentos e outros atos de natureza jurídica de interesse do Iplanfor; definir e coordenar normas internas, portarias, gestão de contratos, convênios e processos de licitações; gestão e fiscalização de contratos; entre outras atividades.

Haroldo Lopes
haroldo.lopes@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
Advogado na Procuradoria Jurídica do Iplanfor, ocupa cargo efetivo de analista de Planejamento e Gestão. É mestre em Avaliação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Direito Tributário (Estácio). Tem passagem pela Diretoria de Articulação e Integração de Políticas (Diart) da autarquia, com atuação junto às Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis). Antes, ocupou cargo na UFC, no Núcleo de Prática Jurídica na Faculdade de Direito e nas Secretarias de Pós-Graduação (Engenharia Civil e Letras-Literatura). Tem interesse em temas como: Direito Constitucional, Administrativo e Urbanístico; Direito à Cidade; Direitos Sociais; Democracia; Estado e Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.
Lais Bachá
lais.bacha@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com experiência nas áreas de Direito Civil, Empresarial, Trabalhista e Direito Público. É especialista em Direito Penal, Processual Penal e Constitucional. Desde 2022, é analista de Planejamento e Gestão do Iplanfor. Antes, foi assessora jurídica na Prefeitura de Fortaleza (2013-2014) e titular de Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais (2021).

DIAFI

Diretoria Administrativo-financeira

A Diretoria Administrativo-financeira é responsável por planejar, coordenar e orientar as atividades relacionadas às áreas administrativa, financeira e de gestão de pessoas; definir e coordenar a aplicação de normas internas, portarias, gestão de contratos e serviços de licitações; propor normas de acompanhamento, gestão e fiscalização de contratos, convênios e demais ajustes; coordenar o plano de aquisições, o sistema de material e a logística; assessorar a Superintendência por meio da elaboração de relatórios mensais físicos e financeiros; além de coordenar a execução orçamentária, contábil e financeira do Iplanfor.

Conceição Cidrack
conceicao.cidrack@iplanfor.ce.gov.br
Graduada em Pedagogia e Publicidade e Propaganda. Tem especializações em Gestão Financeira e Gestão Pública Municipal. Ingressou no serviço público municipal em 1986, no cargo de assistente de administração, na então Empresa de Urbanização de Fortaleza (Emurf). Tem experiência nas áreas de Licitação, Gabinete, Assessoria Parlamentar e Administrativo-Financeira. Está à disposição do Iplanfor desde 2013, onde lidera a Diretoria Administrativo-financeira (Diafi).
  • Aline Silva de Sousa
    pessoal@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Trabalha há quatro meses na área de Serviços Gerais do Iplanfor. Todos elogiam seu café. Adora dançar, comer espetinho e tomar uma cervejinha gelada. Sua comida preferida é macarronada.
  • Andrea Lima
    andrea.lima@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Graduada em Gestão de Recursos Humanos e especialista em Psicanálise. Atuou na Assessoria de Comunicação e na Coordenadoria de Gestão dos Recursos Hídricos da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Governo do Ceará (2011-2020). Atualmente, está na Gerência Administrativa da Diretoria Administrativo-financeira (Diafi) do Iplanfor.
  • Diva Silva Araújo
    pessoal@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Atua há cinco anos na área de Serviços Gerais do Iplanfor. Atende todos com carinho, sorriso no rosto e disponibilidade! O cuscuz, a tapioca, a bruaca e os ovos cozido e frito feitos por ela são famosos. Adora assistir a doramas e sua comida preferida é creme de galinha.
  • Edilva Praciano
    edilva.praciano@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Técnica em Telecomunicações pela ETFCE, graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Economia do Setor Público pelo CAEN/UFC. É analista de Planejamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Atualmente, ocupa o cargo de tesoureira no Iplanfor. Trabalhou no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE) como agente de fiscalização (2005-2015) e foi gerente de Manutenção da mesma instituição (2016).
  • Eliésio Geraldo de Araújo
    pessoal@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Trabalha há nove anos na área de Serviços Gerais, sendo o colaborador mais antigo da área no Iplanfor. Com sorriso no rosto e seu boné na cabeça (item indispensável), está sempre disponível para ajudar quem precisa. É proativo e dedicado nas atividades que realiza. Adora assistir a filmes de ação e suas comidas preferidas são feijão, arroz, carne e peixe.
  • Eudes Oliveira
    pessoal@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Atua há seis anos na área de Serviços Gerais. É sempre comprometido com o horário e dedicado nas atividades que realiza. Ama ir à igreja. É um excelente cantor. Suas comidas preferidas são buchada e baião de dois.
  • Isaac Amaral
    isaac.amaral@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Graduado em Administração pelo Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7) e especialista em Logística pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Atualmente, é gerente financeiro no Iplanfor, onde também atuou em outros setores.
  • Kathia Cruz
    kathia.cruz@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Graduada em Gestão de Recursos Humanos e pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Estácio de Sá. Também é técnica em Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Servidora efetiva da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) há 40 anos, atuou no cargo de chefe e gerente de Gestão de Pessoas (2005 -2013) e na área de Segurança do Trabalho. Desde 2015, é titular da Gerência de Gestão de Pessoas do Iplanfor, atuando na implantação e no desenvolvimento da área de RH.
  • Luís Moreira
    luis.moreira@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Auditoria Contábil. É analista de Planejamento e Gestão (Contabilidade) do Iplanfor desde julho de 2017. Foi analista de Desenvolvimento Organizacional (Contabilidade) na Secretaria das Cidades do Ceará (2014-2017) e agente administrativo da Prefeitura Municipal de Fortaleza (2004-2014).
  • Maria Edileuva
    edileuva.silva@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Gestão Hospitalar e em Gestão da Clínica no SUS. Na Prefeitura de Fortaleza desde 2013, com passagem pela Secretaria municipais de Saúde (SMS), na Coordenadoria de Saúde Mental e no Projeto Cresça com Seu Filho. No Iplanfor, atua no Núcleo de Suprimentos e Patrimônio da Diretoria Administrativo-financeira (Diafi). Antes, esteve no Observatório de Governança Municipal da autarquia.
  • Paulo Henrique de Oliveira Alves
    pessoal@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Atua há cinco cinco anos na área de Serviços Gerais do Iplanfor. Gosta de trabalhar com público. É um excelente pintor e bombeiro hidráulico. Também realiza diversos trabalhos de alvenaria. Seu esporte preferido é jogar futebol — é o atacante do time. Não perde um churrasco.
  • Rosaura Holanda
    rosaura.holanda@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Graduada em Geografia (Licenciatura), com especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É servidora da Prefeitura de Fortaleza, atuando como gerente administrativa no Iplanfor.
  • Sônia Souza
    sonia.souza@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Possui graduação tecnológica em Processos Gerenciais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e MBA em Gestão de Projetos pela Faculdade Evolução. Desde 2019, atua na Gerência de Gestão de Pessoas da Diretoria Administrativo-financeira (Diafi) do Iplanfor. É apaixonada por praia e gosta de viajar.

DISIN

Diretoria de Sistemas da Informação

A Diretoria de Sistemas de Informações é responsável por implementar as políticas, normas e padrões adotados pelo Município na área de Tecnologia da Informação e Comunicação de Dados (TIC); coordenar a execução do Plano Diretor de Tecnologia da Informação do Iplanfor; identificar e propor soluções estratégicas e estruturantes de aplicação de TIC para dar suporte às atividades do Instituto e de seus programas finalísticos; representar institucionalmente o Iplanfor em assuntos relacionados à TIC, a Acervo Documental do Município e ao Geoprocessamento; coordenar a implantação do acervo de informações em meio físico ou digital relacionadas a Fortaleza; coordenar a implantação e gerir o Sistema de Informações Geográficas de Fortaleza; propor a política de geoprocessamento da gestão municipal; prestar consultoria técnica a outros órgãos e entidades da administração pública, bem como fornecer informações à sociedade.

Ana Cláudia Teixeira
claudia.teixeira@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
Graduada em Informática pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com especializações pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Descomplica. Possui 8 anos de experiência em gestão na área de Tecnologia da Informação. Já atuou como consultora de negócios de sistemas corporativos em empresas privadas e no Governo do Ceará. Gosta de gerenciar pessoas, preza por trabalhos organizados e entregas com qualidade. Nos momentos offline, gosta de viajar e conhecer novos lugares.
  • Augusto Feitosa
    augusto.feitosa@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Bacharel em Sistemas de Informação pela Unifanor Wyden. Desenvolvedor Sênior no Instituto de Planejamento de Fortaleza, com especialidade em georreferenciamento. Desenvolveu a nova versão do Sistema de Informações Geográficas de Fortaleza (2021) e o Mapa Colaborativo do Plano Diretor de Fortaleza (2022). Experiência em APIs web, interfaces interativas e sistemas avançados de georreferenciamento com foco no planejamento urbano.
  • Bárbara Morais
    barbara.ferreira@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Arquiteta e urbanista formada pelo Centro Universitário Christus (Unichristus), com experiência em Geoprocessamento e Infraestrutura de Dados Espaciais. No Iplanfor, gerencia o Sistema de Informações Geográficas. É responsável por administrar e estabelecer métodos e técnicas para o tratamento das informações do banco de dados geográficos integrado, consolidando e monitorando a atualização dos dados pelos demais órgãos e entidades municipais.
  • Diego Macedo
    diego.macedo@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Bacharel em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Análise de Dados pela Uniamérica. Tem experiência nas áreas de UX/UI Design, Design Gráfico, Mídias Digitais e Web Design. É responsável pela arquitetura da informação e pelo design de interação de diversos websites e sistemas do Iplanfor, atuando diretamente na criação de interfaces, em design gráfico e front-end.
  • Gerson Castro
    gerson.castro@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pós-graduado em Governança de Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Estácio. É analista de Planejamento e Gestão no Iplanfor, integrando habilidades técnicas na elaboração de estratégias urbanas sustentáveis.
  • Jeandy Meneses
    jeandy.meneses@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Graduado em Gestão de T.I., com pós-graduação em Gerência de Projetos. Profissional de T.I. há 18 anos. Além disso, é técnico em Hardware e Redes. Está no Iplanfor desde 2017. Atualmente, ocupa o cargo de gerente de T.I. na Diretoria do Sistema de Informações (Disin). É professor e gestor de projetos em parcerias público-privadas na área de Educação Tecnóloga para o mercado de trabalho no programa Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e em prefeituras de diversas cidades do Ceará. Atua com formação itinerante em projetos sociais como ABC e em escolas públicas de Fortaleza.
  • Jessé Pereira
    jesse.pereira@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Especialista em Infraestrutura de Servidores, com foco no desempenho ininterrupto de aplicações e bancos de dados. Com expertise em otimização de recursos e resolução de problemas, atua para promover estabilidade e eficiência de ambientes tecnológicos, impulsionando a performance operacional e implementando soluções inovadoras para garantir a excelência nas operações de Tecnologia da Informação.
  • Joseline Veras
    joseline.veras@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Administração Estratégica de Arquivos (Fatene). É gerente de Acervo do Iplanfor. Atua com Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED); gestão da informação - indexação de documentos digitais; atualização de banco de dados; levantamento documental e de fontes de informação; revisão bibliográfica e normalização textual; e elaboração de fichas catalográfica para documentos técnicos do órgão.
  • Leonardo Alves
    leonardo.dacosta@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Bacharel em Sistemas de Informação pela UniFanor Wyden e pós-graduado em Computação em Nuvem pela Business School Brasil. É desenvolvedor de software e apaixonado por tecnologia. Está sempre em busca de facilitar os meios de comunicação, tornando-os mais eficientes e produtivos.
  • Luciano de Oliveira
    luciano.oliveira@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Técnico em Informática e Redes de Computadores. Conhecimento em montagem e operação de equipamentos de áudio e vídeo. Responsável por atendimentos de suporte de níveis I e II do Iplanfor.
  • Nerson Moura
    nerson.moura@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Graduado em Ciências da Computação e especialista em Engenharia de Software pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É mestrando em Economia do Setor Público pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi analista de sistemas na Polícia Civil do Ceará (1999-2010) e pelo Exército Brasileiro (2010-2017). Desde 2017, é analista de Planejamento e Gestão do Iplanfor.
  • Prodacy Soares
    prodacy.soares@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Desenvolvedor há mais de 18 anos e bacharel em Sistemas de Informação pela UniFanor Wyden. É especialista em Sistemas Integrados e atua com diversos tipos de sistemas, interfaces e arquiteturas.
  • Sérgio Pires
    sergio.pires@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pós-graduação em Direito, Controle Externo e Políticas Públicas pela Uninove (SP). É especialista, ainda, em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes pela Universidade de São Paulo (USP). Tem passagem pelas secretarias municipais Regional I e do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). É analista de Planejamento e Gestão no Iplanfor, onde é responsável pelas informações georreferenciadas do site Fortaleza em Mapas.

DIPLA

Diretoria de Planejamento

A Diretoria de Planejamento é responsável por coordenar a elaboração, a revisão e a atualização de planos estratégicos e setoriais, além de planos diretores participativos de desenvolvimento de Fortaleza; promover a integração entre os instrumentos de planejamento municipal e suas atualizações (Plano Estratégico de curto, médio e longo prazo - Plano Fortaleza 2040, Plano Diretor Participativo, Planos Setoriais, Agendas Regionais, Plano de Governo, Plano Plurianual-PPA e Lei Orçamentária Anual-LOA); além de garantir a efetiva participação social no processo de elaboração de planos estratégicos.

Laura Janka
laura.janka@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
Arquiteta formada pela Universidade Nacional Autônoma do México e mestre em Desenho Urbano pela Escola de Desenho de Harvard. Tem passagens pelos setores público e privado, além do terceiro setor. Possui experiência em liderança de projetos; políticas públicas de planejamento urbano, estratégias de mobilidade urbana, caminhabilidade, espaços públicos, resiliência comunitária e intervenções experimentais em escala local. É professora e pesquisadora do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
  • Gerardo Ponte
    gerardo.neto@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Arquiteto e urbanista formado pelo Instituto de Tecnologia de Illinois, em Chicago, com mestrado em Arquitetura e Desenho Urbano pela Universidade de Columbia, em Nova York. No mestrado, explorou questões relacionadas às comunidades resilientes e à produção descentralizada de energia. Tem experiência em escritórios nos EUA, incluindo HOK New York e Cooper Carry. Sua contribuição profissional abrange projetos relacionados à Educação, à Mobilidade Urbana e à Habitação Social.
  • João M Sousa
    joao.sousa@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Graduando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Ceará (UFC), atualmente no 9º semestre. Foi bolsista em projetos de pesquisa por dois anos. É integrante do corpo de bolsistas do Iplanfor desde 2023. Acredita que a Arquitetura deve ser democrática e buscar a equidade social. Apaixonado por Fortaleza, apesar de não ser seu filho natural, gosta de ir à praia nos fins de semana, dos rolês pela Praça dos Leões e pelo Dragão do Mar. Também é apaixonado por plantas e gatos.
  • Livia Fernandes
    livia.fernandes@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Economista e mestre em Logística e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É especialista em Desenvolvimento Econômico pela mesma instituição; em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes pela Universidade de São Paulo (USP). Foi gerente do Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional - Cidades do Ceará Cariri Central, do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) com o Governo do Ceará (2010-2017). É servidora pública municipal no cargo de analista de planejamento e Gestão desde 2017.
  • Matheus Castelo Branco
    matheus.araujo@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Geógrafo formado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Atua como técnico em geoprocessamento no Iplanfor. Compôs a equipe técnica de geoprocessamento da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), no Núcleo de Ciências Aplicadas (NCA) da Célula do Cadastro Imobiliário (CIM). Também foi membro da equipe de Infraestrutura de Dados Espaciais da pasta.
  • Morgana Medeiros
    morgana.medeiro@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Bacharela em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialista em Cartografia e Sensoriamento Remoto pela Metropolitan Educação Ltda (FAMEESP).
  • Rodolfo Sanford
    rodolfo.sanford@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui especialização em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes pela Universidade de São Paulo (USP) e em Gestão de Obras de Engenharia pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É mestre em Ciências da Cidade também pela Unifor. Foi analista de Desenvolvimento Urbano e coordenador de Obras Urbanas da Secretaria das Cidades do Governo do Ceará. Hoje ocupa o cargo de analista de Planejamento na Gerência de Planos Setoriais e Regionais da Diretoria de Planejamento (Dipla) do Iplanfor.

DIOBS

Diretoria do Observatório de Governança Municipal

É atribuição da Diretoria do Observatório de Governança Municipal coordenar o monitoramento e a avaliação de resultados estratégicos de governo, em articulação com demais órgãos municipais; monitorar, avaliar e aprimorar o processo da governança da gestão municipal; identificar e propor canais de diálogo inovadores; construir ou modificar indicadores que propiciem a avaliação qualitativa de políticas públicas; promover convênios com entidades técnicas, entidades de estudos e pesquisas, observatórios ou instituições de ensino superior; além de realizar estudos e pesquisas científicas, socioeconômicas e urbanísticas de interesse público. A Diobs é responsável, ainda, pela gestão do Observatório de Fortaleza.

Izabel Accioly
izabel.accioly@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
Bacharel em Ciências Sociais (UFC) e mestre em Antropologia Social (UFSCar). É pesquisadora no Núcleo de Estudos em Raça e Interseccionalidades da UFC/Unilab. Junto à professora Geísa Mattos, escreveu o artigo intitulado "Tornar-se Negra, Tornar-se Branca e os Riscos do Antirracismo de Fachada no Brasil Contemporâneo," publicado na revista Latin American and Caribbean Ethnic Studies (LACES). Em 2023, foi convidada pelo governo dos Estados Unidos para participar do International Visitor Leadership Program, um programa de intercâmbio profissional com foco no tema do antirracismo.
  • Felipe Franklin
    felipe.lima@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Cientista Social e pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como chefe do Núcleo de Difusão do Conhecimento (Nudif) da Diretoria do Observatório de Governança Municipal (Diobs) do Iplanfor.
  • Fernando José de Almeida
    fernando.almeida@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Físico e mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Também possui formação profissional em Desenvolvimento Full Stack. Atua no desenvolvimento de sistemas para projetos do Observatório de Governança Municipal do Iplanfor. Foi bolsista durante a graduação e o mestrado, desenvolvendo modelos computacionais de sistemas físicos e no tratamento e análise de dados.
  • Gabrielle Santana
    gabrielle.santana@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Engenheira agrônoma, mestre em Ciências e doutora em Biotecnologia de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduanda em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente, exerce a função de assessora técnica no Iplanfor. Antes, lecionou na área ambiental na Escola Estadual de Educação Profissional do Ceará e foi instrutora dos cursos de Gestão Ambiental da Propriedade Rural em parceria com BNB/Ibama/Senar. Também atuou como assessora local na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), gerenciando políticas públicas na Região Metropolitana de Fortaleza.
  • Luiz Vinicius Gadelha de Freitas
    luiz.freitas@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2023). Foi bolsista de iniciação científica no Laboratório de Ciências Cognitivas e Psicolinguística (2022-2023), com as atribuições de desenvolvimento de experimentos e análise de dados. Atualmente, é chefe de Núcleo da Sala Situacional da Diretoria do Observatório de Fortaleza.
  • Pedro Florencio
    pedro.almeida@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Cientista de dados e graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como pesquisador voluntário na área de Data Science e Machine Learning no BioData (Lesc-UFC). Foi bolsista no BigDataFortaleza (GREat-UFC), desempenhando atividades na área de Ciência de Dados. Contribuiu em projetos de Inteligência Artificial na área financeira pelo Santander Universidades (2021) e pela Universidade de Chicago (2022). Atuou, ainda, na área da saúde pública por meio do Instituto Tim.
  • Raynara Silva
    raynara.silva@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Graduada em Letras e em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É especialista em Gestão de Projetos. Atualmente, é gerente de Estudos e Pesquisas no Iplanfor. Já atuou na área de Manutenção e Desenvolvimento de Banco de Dados em estágio no Tribunal de Contas da União (2021-2022). Na universidade, foi bolsista nas áreas de Acompanhamento Pedagógico (2020), Assistência em Tecnologia da Informação (2019), Editoração de Revista (2017) e Revisão de Artigos (2016).
  • Rômulo Andrade
    romulo.andrade@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Analista de Planejamento e Gestão na Prefeitura de Fortaleza. Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Ceará (2010 - Magna Cum Laude) e mestrado em Estatística pela Universidade de Brasília (2013). Trabalhou na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e foi professor na Faculdade Maurício de Nassau. Tem interesses na área de ciência de dados e indicadores para a cidade.

DIART

Diretoria de Articulação e Integração de Políticas

A Diretoria de Articulação e Integração de Políticas é responsável por promover a integração das políticas públicas em escala territorial; articular a implantação participativa e democrática das zonas territoriais especiais definidas em lei; coordenar a elaboração de planos e regulamentação das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) e demais Zonas Especiais; apoiar as diretorias do Iplanfor na articulação com setores acadêmicos, produtivos e em diversas esferas governamentais. Cabe à Diart, ainda, implantar o Fórum de Integração de Políticas Públicas; acompanhar o funcionamento dos Conselhos Regionais de Participação; realizar seminários e debates com secretarias e órgãos municipais; além de articular a regulamentação das Zonas Urbanísticas Especiais e apoiar a elaboração de planos regionais e setoriais.

Magela Lima
magela.lima@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará, integrou equipes de diferentes veículos de comunicação no Ceará. Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem experiência em docência e pesquisa no ensino superior. Entre 2013 e 2017, ocupou o cargo de Secretário Municipal de Cultura da Prefeitura de Fortaleza.
  • Armando Silveira
    armando.silveira@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É especialista em Tecnologia do Ambiente Construído pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Possui experiência em análise de projetos, licenciamentos de construções, habitação de interesse social (HIS) e planejamento urbano. É analista de Planejamento e Gestão na Prefeitura de Fortaleza, lotado no Iplanfor, e atua na regulamentação e no acompanhamento das ações desenvolvidas nas Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) da capital cearense.
  • Hailla Krulicoski
    hailla.sena@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Paraense, produtora cultural, pesquisadora e mediadora artística. Graduanda em Ciências Sociais (Uece), com pesquisa em Sociologia da Arte e Docência. Atuou como assistente de pesquisa nas Exposições “Quilombo Cearense” (MAC/CE) e “Quando o Sertão Virou Mar” (MIS/CE). Atuou como produtora cultural em diversas linguagens artísticas, como arte-educadora nos museus MAC/Dragão e MIS/CE. Atualmente, é estagiária na Diretoria de Articulação e Integração de Políticas (Diart) do Iplanfor, com foco no acompanhamento dos Conselhos Gestores das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis).
  • Pedro Caram
    pedro.oliveira@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com experiência na área de Urbanismo em projetos estruturantes de cidades cearenses como Itapipoca, Guaiúba e Jaguaribe. Na área de Arquitetura, participou de obras de instituições de ensino como UFC, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). Atuou ainda como gerente de sala técnica e consultor em gestão para escritórios de arquitetura. Desde junho de 2023, é gerente de Integração de Políticas Públicas no Iplanfor.
  • Rebecca Samantha
    rebecca.ferreira@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com MBA em Gestão Ambiental (UniAteneu) e diploma de Design em Permacultura pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Possui vasta experiência em gerência jurídica, coordenando a implementação do software jurídico Lysis, quando atuou como controller da Sociedade de Advogados Câmara e Uchôa. Adquiriu experiência internacional em 2019 ao residir no Equador. Desde 2022, é gerente de Políticas para Zonas Especiais no Iplanfor.
  • Willia Peixoto
    willia.peixoto@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br
    Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com especialização em Comunicação e Marketing pela Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma). Foi assistente social da Secretaria das Cidades do Governo do Ceará (2011-2019), no Projeto Rio Maranguapinho. Tem passagem pelas empresas Alcoa, Petrobras, Vale, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, ESBR e Enesa. Possui experiência de residência internacional em países como Alemanha e Arábia Saudita. Está no Iplanfor desde 2020.
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal. Ao utilizar o Portal da Prefeitura você concorda com a política de privacidade e termos de uso. Termos de Uso Política de Privacidade Prosseguir