Fortaleza em Mapas atualiza dados de unidades de conservação e parques urbanos municipais

Informações foram ajustadas para fornecer aos cidadãos resultados mais exatos
Inovação
08/12/2023 • 00h00 | Atualizado há 03meses 18dias

Desde o fim de novembro,  já é possível ter informações mais precisas e georreferenciadas sobre o meio ambiente em Fortaleza. Os dados disponíveis na plataforma Fortaleza em Mapas, oriundos das bases das secretarias Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), foram ajustados  para fornecer aos cidadãos resultados mais exatos.

Desenvolvida pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), a plataforma Fortaleza em Mapas foi criada com o objetivo de disponibilizar informações georreferenciadas, produzidas principalmente pelo poder público, para proporcionar à população dados sobre a capital cearense e o perfil de cada bairro. A ferramenta é comumente utilizada por estudantes, pesquisadores(as), jornalistas, gestores(as) públicos(as), tomadores(as) de decisões, ou por qualquer pessoa que deseje conhecer detalhes da Cidade de forma territorializada, com acesso a diferentes mapas.

A atualização possibilita uma melhor visualização das unidades de conservação e parques urbanos de Fortaleza. As informações estão melhor categorizadas, o que facilita a busca e a organização dos dados relativos aos ambientes naturais que compõem a paisagem da Cidade. "As bases de dados foram conferidas e validadas com a legislação vigente, que fornecem um dado espacializado e georreferenciado das políticas públicas, neste caso em especial, das políticas de meio ambiente que podem fomentar a preservação e a conservação dessas áreas ambientais tão relevantes no contexto urbano", explica Dalila Menezes, engenheira ambiental e analista de planejamento do Iplanfor, uma das envolvidas na revisão das informações

Os mapas disponibilizados na ferramenta podem ser baixados gratuitamente em diferentes formatos para uso em pesquisas, relatórios e reportagens, por exemplo. “Iniciativas como esta do Iplanfor têm contribuído para a transformação da Cidade, com vista a uma Fortaleza saudável, com um ecossistema urbano equilibrado, que possibilite uma melhor qualidade de vida a seus cidadãos”, complementa Menezes.

Leia

também