Programação incluiu visitação a microparques. (FOTO: Divulgação/Iplanfor)

Membros da C40 visitam iniciativas da Prefeitura de Fortaleza com foco em sustentabilidade

Em breve, um plano de trabalho será consolidado para ajudar a Cidade a avançar na agenda climática
Transformação urbana
05/04/2024 • 13h20 | Atualizado há 01mese 14dias

Representantes da rede global C40 Cities realizaram, nesta semana, visitas técnicas a iniciativas da Prefeitura de Fortaleza com foco no desenvolvimento urbano sustentável. O roteiro incluiu os projetos Cuca Ambiental e Juventude no Parque, no Cuca Mondubim; microparques e pátios naturalizados; o Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy; e o Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT), na Praia de Iracema. O grupo também conheceu a política de vigilância da qualidade do ar da Capital, a plataforma de coleta de recicláveis Re-ciclo e áreas beneficiadas pelo Programa de Infraestrutura e Saneamento de Fortaleza (Proinfra)

De acordo com o diretor regional da C40 para América Latina, Ilan Cuperstein, os projetos apresentados são “inspiradores”, principalmente por Fortaleza agora fazer parte da rede mundial de prefeitos no enfrentamento à crise climática. “Com essas visitas, poderemos montar um plano de trabalho detalhado com a Prefeitura para ajudar a Cidade a avançar na sua agenda de sustentabilidade e inclusão, e também levar os vários sucessos e as inovações de Fortaleza para o mundo”, disse. 

Participaram da programação, ainda, a gerente senior de Finanças para Transporte Limpo da C40, Bianca Macedo, e o modelador de impactos de projetos da rede, Kauê Braga. O grupo foi guiado pela assessora de Projetos Inovadores do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Dalila Menezes. 

“Esta iniciativa oferece uma oportunidade de conectar-nos com outras cidades, permitindo-nos avançar juntos na abordagem dos desafios relacionados à crise climática que são comuns aos grandes centros urbanos. Além de superar esses desafios, temos a capacidade de inspirar outras cidades ao redor do mundo”, avalia Menezes. 

Fortaleza e C40

Reafirmando o compromisso com a agenda climática e políticas ambientais, a Prefeitura de Fortaleza agora integra a rede global C40 Cities. A assinatura de adesão ocorreu na terça-feira (02/04), no Paço Municipal. 

O grupo de prefeituras tem como objetivo coordenar uma abordagem inclusiva e colaborativa, baseada em dados científicos, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2030, a fim de limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5ºC, conforme orienta o Acordo de Paris. Além da capital cearense, outras quatro cidades brasileiras integram a rede mundial: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Salvador (BA). Todos os municípios são avaliados periodicamente conforme os padrões de liderança da C40.

GA
LE
RIA

Leia

também

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal. Ao utilizar o Portal da Prefeitura você concorda com a política de privacidade e termos de uso. Termos de Uso Política de Privacidade Prosseguir