Exposição Itinerante do Prêmio Urbis começa pela Unifor

Totens estarão à mostra de 3 a 16 de outubro; iniciativa faz parte da comemoração dos 25 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição
09/10/2023 • 00h00 | Atualizado há 03meses 18dias

A Universidade de Fortaleza (Unifor) foi a primeira instituição de ensino superior a receber a Exposição dos Trabalhos Vencedores do Prêmio Urbis, iniciativa do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). De 3 a 16 de outubro, como um dos eventos em alusão aos 25 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição, os totens com as informações dos projetos ganhadores estarão à mostra no hall do Bloco D.

A Unifor também comemora a performance de seus egressos na premiação: todos os vencedores da categoria Projeto Urbanístico ficaram com egressos da universidade. Pedro Vitor Monte Rabelo conquistou o primeiro e recebeu R$ 5.000,00, além de uma gravura do artista plástico cearense Sérvulo Esmeraldo.

O segundo lugar foi de Maria Paula Arcanjo Medeiros. Ela recebeu a quantia de R$ 3.000,00. Já Rodrigo Rebello de Queiroz recebeu R$ 2.000,00 pela terceira colocação.

"Foi uma alegria enorme para o curso, e comprova a qualidade do ensino que temos buscado nesses 25 anos. Uma construção conjunta, com a colaboração de professores comprometidos e dedicados, e alunos interessados e engajados. Também demonstra a grande disposição de estudantes e professores em desenvolver soluções para a cidade, na escala urbana", destaca Ana Cecília Vasconcelos, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor.

Outras instituições de ensino também receberão a Exposição Itinerante. O vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista, destaca a importância da mostra. “O Prêmio Urbis foi instituído para promover, na cidade de Fortaleza, entre os estudantes, a perspectiva de pensar a cidade, de planejá-la, e trazer inovações relacionadas a diferentes possibilidades de desenhar a cidade. Esse Prêmio volta agora para as universidades justamente para que esse diálogo possa ser reforçado entre os alunos”, afirmou.

“A proposta é que os totens percorram universidades e centros universitários a fim de estimular cada vez mais o engajamento na temática, além do envolvimento dos estudantes, principalmente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, com o design urbano”, continuou o gestor.

Prêmio Urbis

A cerimônia de entrega do Prêmio Urbis ocorreu no dia 23 de agosto de 2023, no Paço Municipal de Fortaleza. A iniciativa teve apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento do Ceará (IAB-CE) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), e distinguiu os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso de recém-formados em graduações de Arquitetura e Urbanismo, em três categorias: Projeto Arquitetônico, Projeto Urbanístico e Projeto de Habitação de Interesse Social.

Além dos estudantes da Unifor, foram agraciados na categoria Projeto Arquitetônico, em primeiro lugar, Ana Lia Lopes de Azevedo, do Centro Universitário Christus (Unichristus); em segundo, Charlene Braga Silva Terceiro, do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7); e, em terceiro, Rômulo Abraão Rodrigues, também do Unichristus.

Já na categoria Projeto de Habitação de Interesse Social, os destaques foram Beatriz Siqueira Barbosa (Unichristus) e William Dantas de França (Centro Universitário Farias Brito), em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Redução de desigualdades

A premiação é mais uma ação do Iplanfor para fortalecer os princípios do projeto Fortaleza 2040, alinhados com a Nova Agenda Urbana Mundial e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS-ONU), com vistas à redução das desigualdades.

“O prêmio busca dar visibilidade às boas propostas que, de alguma forma, apontem caminhos ou soluções para os variados problemas vivenciados na cidade, sempre mirando na redução das desigualdades sociais, econômicas e territoriais, bem como na promoção do desenvolvimento sustentável”, explicou Élcio Batista.

Leia

também